Meu Sítio

28 junho 2005

Máquina Mortífera 2

Referendo do desarmamento

Tramita na Câmara Federal o projeto de Decreto Legislativo da autoria do Senador alagoano Renan Calheiros sobre referendo para a proibição da fabricação e comercialização de armas-de-fogo no Brasil. Pelo projeto, apenas militares e policiais teriam direito ao uso de armas-de-fogo. Segundo a UNESCO:
  • Nos últimos 10 anos morreram no Brasil, vitimados por armas-de-fogo 325.551 pessoas, 32.555 pessoas por ano. Mais gente do que na Guerra do Golfo e no conflito IsraelxPalestina.
  • O Brasil é vice-campeão mundial de mortes por armas-de-fogo, perdendo apenas para a Venezuela.
  • 1 de cada 3 jovens brasileiros morre ferido por bala.
  • Armas-de-fogo são a terceira causa de morte no Brasil, depois das mortes por problemas do coração e problemas cerebrovasculares.
  • Em 24 anos, enquanto a população cresceu 51,8%, as mortes por armas-de-fogo aumentaram 461,8%.

É uma guerra civil. Vamos banir de vez essas máquinas mortíferas da nossa sociedade. A próxima vítima pode ser seu filho, seu irmão ou você. Arma não proteje ninguém, só mata e causa tragédias. Cobre a aprovação do projeto ao seu deputado, e no referendo, vote pela proibição de armas-de-fogo no brasil. Não resolve toda a violência, mas já é um começo!

27 junho 2005

Globalização

George Soros

Eis aí um tema mais que batido pela mídia e pouco compreendido pela sociedade em geral. "Globalização"(Editora Campus) é um pequeno ensaio do Filósofo e megainvestidor internacional George Soros, prefaciado por Cristovam Buarque(ex-governador de Brasília pelo PT), que esclarece e aprofunda o tema, em um texto leve, sem muitos tecnicismos. Alguns capítulos são um pouco maçantes, mas Soros consegue abordar com a vivência de um especulador do mercado financeiro, questões complexas como "fundamentalismo de mercado", "equilíbrio múltiplo", "intervenção estatal", e propõe teses ousadas sobre a globalização e a utilidade dos organismos internacionais multilaterais, a exemplo da ONU, FMI, OMC, etc...O que mais surpreende é a sua visão social da Economia, desmistificando a sua imagem de capitalista selvagem e insensível às mazelas sociais provocadas pelo Capitalismo. Se vc faz Economia essa leitura é fundamental.

24 junho 2005

Cinema

O Grito ( The Grudge)

A mais nova revelação do cinema de terror: Takashi Shimizu, jovem cineasta japonês de 33 anos, descoberto pelo diretor Sam Raimi de "Homem-Aranha". Em "O Grito", Shimizu inova a maneira de narrar uma história de terror que tinha tudo pra cair no clichê. É cinema no seu estado mais puro. Shimizu se mostra um bom continuador dos mestres do suspense, a exemplo de Hitcock, mas já demonstra bastante personalidade, comfirmando a tradição de grandes cineastas que o Japão vez por outra produz, como Akira Kurosawa. Não deixem de assistir a esse belo trhriller de terror e suspense.

23 junho 2005

Uma Ética Para o Novo Milênio

Dalai Lama


Esse é o título do ensaio espiritual do 14º Dalai Lama do Tibet-Tenzin Gyatso, da editora Sextante, que li recentemente. Nele, Gyatso propôe uma nova Ética, fundamentada no respeito mútuo, na tolerância e no amor ao próximo(Novidade?). Discute e aprofunda alguns conceitos do Budismo tibetano, passando por alguns temas da Psicanálise, Sociologia, Política e Religião, sempre com um tom sereno e acessível ao grande público. É certamente um homem iluminado. "Uma Ética Para o Novo Milênio" deveria ser leitura obrigatória para os políticos, em contraponto ao "Príncipe" de Maquiavel. Por favor, leiam esse livro.

22 junho 2005

Best Seller

O Código Da Vinci


Conclui recentemente a leitura do tão aclamado "O Código da Vinci", do escritor americano Dan Brown. Apesar da licença poética do autor que afima a existência do Priorado de Sião com seus famosos protocolos e da descendência de Cristo com Maria Madalena (segredo este guardado por séculos a sete chaves pelo PS). A leitura é válida pelo panorama histórico que envolve a maior organização do Ocidente: A Igreja Católica. O livro traz à tona para o grande público alguns fatos escabrosos cometidos pela nossa santa e pecadora igraja. Uma história que não é mencionada nas nossas aulas de catecismo. É uma leitura magnética. Não prercam!

Máquina Mortífera

Campanha do desarmamento

Termina amanhã(23/06) a Campanha do Desarmamento, promovida pelo governo federal, uma iniciativa prática e eficiente para começarmos a combater a violência no Brasil. Atenção: a partir de sexta-feira, o cidadão que for pego com uma arma não- registrada pode ser preso(agora é crime portar arma não-registrada). Controvérsias à parte, é bom saber que existem alguns milhares de armas a menos circulando por aí, e que sempre vão parar nas mãos dos bandidos ou de crianças inocentes.

21 junho 2005

Forróbundância

A Bunda no forró

Cá em Sergipe vemos abundarem bandas de forró que abundam bundas pra multidão. Nada contra as bundas em si. Podem abundar à vontade, desde que não seja a minha...Talvez essas bandas que abundam nos palcos queiram mostrar(sem querer) de onde vem a essência abundante da sua música.

Cinema

A Vila

Assisti outro dia em DVD: "A Vila"(The Village). Escrito, produzido e dirigido pelo mestre do suspense M.Night Shyamalan, o mesmo de "Sexto Sentido". Shyamalan dá uma aula de narrativa e, é claro, suspense, dirigindo excelentes atores do porte de Seagourney Weaver, William Hurt e Andrien Brody. Não percam essa película, i.e., esse DVD.

15 junho 2005

Lógica da politicalha

PT em más companhias

Pelas declarações do Roberto Jefferson, Lula é inocente de qualquer forma. Se estiver mentindo, Lula é inocente(ao contrário do que querem o PSDB, PFL e Cia LTDA, os novos arautos da moralidade pública, vejam só). Se estiver dizendo a verdade, Lula também é inocente. Mas já o Dirceu e o Delúbio...Cabeças devem rolar para o bem do PT. Reforma eleitoral e política já!(?)

Cinema

Tiros em Columbine

Assisti ao cinedocumentário Tiros em Columbine do bombástico cineasta americano Michael Moore. Uma montagem espetacular, digna do 15 minutos de ovação recebidos na sua Avant Prèmière. Não percam. Se vocês ainda não se conveceram da loucura do uso indiscriminado de armas de fogo, agora irão. Vem aí o plebiscito sobre a proibição do comércio de armas de fogo no Brasil. Todos os brasileiros deveriam assistir ao filme para acabarmos de vez com o mercado da morte.

Primeiro dia!

Olá navegantes de todos os portos de algures e alhures da Web! Greetings! Essa é a minha primeira postagem. Me perdoem o mal jeito de pricipiante. Blogarei sobre quase tudo na velocidade do pensamento. Não esqueçam de comentar minhas postagens. By